Conheça a campanha

Atualmente existem alternativas eficazes e muitas transfusões de sangue podem ser prevenidas.
line

Dr.ª Maria Helena Gonçalves

APIH aposta na sensibilização dos profissionais de saúde

“Só se deve usar o sangue quando for mesmo necessário”. Esta é uma das mensagens que a Dr.ª Maria Helena Gonçalves, presidente da Associação Portuguesa de Imuno-hemoterapia (APIH) partilha ao longo de uma entrevista no âmbito da campanha “Considere sempre as alternativas à transfusão”. Os objetivos desta campanha, bem como estratégias de sensibilização para a importância da gestão do sangue foram alguns dos temas comentados.

play
APIH aposta na sensibilização dos profissionais de saúde

Dr. Acílio Gala

Os nossos recursos de sangue são limitados

Com esta campanha dirigida à racionalização da utilização do sangue, a Vifor Pharma pretende reforçar o apoio que sempre deu a todo o tipo de iniciativas que levem à promoção da saúde, à literacia na área da saúde e à otimização da qualidade dos cuidados de saúde prestados à população e à sociedade como um todo. “A nossa finalidade é continuar a sensibilizar, a promover a educação médica em conjunto com as sociedades e associações médicas”.

play
Os nossos recursos de sangue são limitados

Dr. Álvaro Beleza

Importância de apostar em novos dadores

O Dr. Álvaro Beleza, diretor do Serviço de Imuno-Hematologia do Hospital de Santa Maria, fala sobre o valor do sangue e a evolução dos doadores e o papel do Imunohemoterapeuta e do Serviço de  Imunohemoterapia na implementação de estratégias de gestão eficiente do sangue, lembrando que “tem de se apostar nos novos dadores” e que, apesar de haver sempre aspetos a melhorar, Portugal é um exemplo de boas práticas na gestão do sangue.

play
Importância de apostar em novos dadores

Dr.ª Diana Mendes

Poupar sangue para situações realmente necessárias

Devido a fatores como o envelhecimento da população, atualmente há mais pessoas a precisar de sangue e menos dádivas. Neste sentido, a Dr.ª Diana Mendes, diretora do Serviço de Sangue e Medicina Transfusional do Hospital Prof. Doutor Fernando Fonseca, alerta para a questão de “a melhor transfusão é aquela que não é dada” e fala das alternativas à transfusão e dos benefícios de uma melhor gestão sangue para os doentes.

play
Poupar sangue para situações realmente necessárias

Dr. Jorge Félix

Impacto do sangue no SNS

O impacto do sangue nos hospitais e o que acarreta a sua não gestão no futuro do Sistema Nacional de Saúde são temáticas abordadas pelo Dr. Jorge Félix, Diretor da Exigo, que frisa o facto de “os programas de gestão eficiente de sangue terem vantagens óbvias para os resultados de saúde dos doentes”.

play
Impacto do sangue no SNS
wave